Bullying
Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying.
Freeware
Software disponível para download na Internet de forma gratuita.
Nickname
Nome escolhido pelo utilizador quando se regista num chat. Este nome, geralmente, dá algumas indicações sobre os interesses da pessoa.
Phishing
("Pescar" informações dos utilizadores) - método de engenharia social através do qual um desconhecido se faz passar por alguém de confiança, ou por uma entidade, com vista à obtenção de informações que permitam o acesso não autorizado a computadores, informações ou contas bancárias. Ex: algumas frases às quais deve ter atenção numa mensagem de correio electrónico: "Verifique a sua conta."; "Se não responder dentro de 48 horas, a sua conta será fechada."
Pop-up
Anúncio publicitário de janela automática.
Post
Texto publicado num blogue pelo autor do mesmo.
Shareware
Software que permite ao utilizador partilhar ficheiros com outros utilizadores da Internet.
SPAM
É o conceito utilizado para mensagens de correio electrónico não solicitadas, enchendo as caixas de correio dos utilizadores e aumentando o volume de tráfego na rede. Ex: mensagens publicitárias de correio electrónico.
Spyware
É um "software" malicioso que permite a recolha de informação do computador do utilizador por parte de desconhecidos. Na generalidade, o spyware poderá vir integrado em programas não fidedignos, ou em determinadas componentes transferidas, quando se acede a um site de Internet. Ex: existem várias formas de o spyware ou outro software indesejado entrar no seu computador. Um truque comum é instalar o software sub-repticiamente durante a instalação de um outro software de que necessita, como um programa de partilha de ficheiros de música ou de vídeo.
Trialware
Software disponível na Internet para fazer download e utilizar durante um período de tempo limitado.
Trojans
(Cavalos de Tróia) - exemplo de Vírus geralmente camuflados num programa legítimo, executam outras funções com o desconhecimento do proprietário do equipamento. Ex: o sistema apresenta mensagens de erro pouco usuais.
Vírus
Na sua maioria encontram-se incluídos no código de programas ou ficheiros e poderão danificar o computador ao propagar-se de ficheiro em ficheiro e até mesmo de computador em computador. Ex: o computador tem um funcionamento mais lento do que é habitual.
Worms
Exemplo de vírus, têm a mesma finalidade do vírus, mas propagam-se automaticamente, replicando-se assim em grande volume. Ex: o computador reinicia sozinho e depois não funciona normalmente.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário